Maravilhosa vitória dos moradores da Ilha do Corvo contra dez poderosas naus de Turcos

“Relação breve e mui verdadeira da grande e maravilhosa vitória que Deus Nossos Senhor foi servido dar aos moradores da ilha do Corvo contra dez poderosas naus de turcos que a ela foram para a roubar e cativar Como os moradores das ilhas, que esta Coroa possui no Mar Oceano, sejam de continuo molestados dos muitos e vários piratas e corsários que ali com suas naus e armadas vêm esperar as presas e navios que ordinariamente vêm, das partes do sul e de outras, demandar as ilhas, vivem como em ũa fronteira de enemigos. Maiormente receosos dos mouros e turcos que, não satisfeitos com as fazendas1, tratam de cativar as pessoas, como já sucedeu há poucos anos (por nossos pecados) no ilhéu do Porto Santo junto à ilha da Madeira.

Continuar...
A imagem de Nossa Senhora dos Milagres

“A imagem de Nossa Senhora dos Milagres na tradição oral corvina

A imagem da padroeira do Corvo é de origem flamenga do século XVI e diz-se que foi encontrada no mar com a indicação de que deveria ser erigida numa igreja perto do local onde fosse achada (a primeira igreja de que há notícia foi edificada junto à baía do Porto da Casa). Há um milagre que lhe é atribuído e que está relacionado com o ataque relatado na notícia atrás publicada.

Continuar...
Lenda do Cavaleiro

Lenda - A Estátua Equestre da Ilha do Marco ou do Corvo

Já passava de meados do século quinze, quando os marinheiros portugueses, que iam rumo a ocidente à procura de mais terras, depararam, por fim, com um pequeno ilhéu negro, no meio do mar. Era a mais pequena ilha dos Açores que encontravam e, aproximando-se pelo lado noroeste, viram, inesperadamente, no cume de um penhasco, que parecia servir de marco aos navegantes, o vulto de um homem de pedra, montado num cavalo sem sela.

Continuar...