A imagem de Nossa Senhora dos Milagres

“A imagem de Nossa Senhora dos Milagres na tradição oral corvina

A imagem da padroeira do Corvo é de origem flamenga do século XVI e diz-se que foi encontrada no mar com a indicação de que deveria ser erigida numa igreja perto do local onde fosse achada (a primeira igreja de que há notícia foi edificada junto à baía do Porto da Casa). Há um milagre que lhe é atribuído e que está relacionado com o ataque relatado na notícia atrás publicada.

Diz-se a tradição que, durante o assalto, a imagem foi levada em procissão para a Canada da Rocha. Dali, ela rechaçava, com as mãos, os tiros eu vinham dos barcos provocando, cada tiro, por ricochete, a morte de sete assaltantes; estes acabaram por não conseguir efectuar o assalto à povoação.”

Extraído do livro “ Relação breve da grande e maravilhosa vitória dos moradores na ilha do Corvo contra dez poderosas naus de Turcos – ANNO MDCXXXII”, Editado pela Câmara Municipal do Corvo em 1993, com recolha da tradição oral por João Saramago